Ter um som automotivo é um projeto dos sonhos e que pode demandar um grande investimento, por isso é essencial saber como conservar seu som automotivo.

O processo de montagem envolve a escolha de inúmeros equipamentos e cada um deles exige um cuidado especial, para que eles possam ter maior durabilidade.

A princípio, essas ações podem até parecer complexas, mas a conservação do sistema sonoro é bem mais simples do que se pode imaginar.

E é por isso que reunimos algumas dicas e disponibilizamos neste material. Fique conosco até o final e veja como conservar seu som automotivo.

Saiba como conservar seu som automotivo?

Não dá para investir seu dinheiro em um projeto e ter prejuízos por mau uso, não é mesmo? Por isso, você precisa agir preventivamente.

Afinal de contas, a forma como você manuseia e conserva seu sistema é diretamente responsável pela longevidade dos seus aparelhos.

Certamente, você investiu uma grana alta na compra de elementos como:

  • Player;
  • Fontes,
  • Amplificadores;
  • Woofers;
  • Cabeamento e etc…

E pode evitar ainda mais gastos com manutenções corretivas. Veja como:

Mantenha os equipamentos limpos

Você precisa higienizar todos os seus equipamentos, pelo menos três vezes na semana para evitar o acúmulo de poeira e, consequentemente, que eles estraguem.

Para isso, use uma flanela ou outro pano sem textura, hastes com algodão para os elementos mais delicados.

Uma sugestão para a limpeza dos seus alto falantes é o uso do compressor de ar em baixa potência, usado em lava-jatos.

Tenha atenção ao instalar

Não tente instalar seu sistema se você não tiver o conhecimento necessário para isso. 

Muitos problemas identificados em ações corretivas são consequência de mau uso ou instalação inadequada.

Para garantir um procedimento eficiente, procure um profissional que domine todas as habilidades necessárias para esta finalidade.

Lembre-se de que o investimento em mão de obra qualificada hoje, é a redução das chances de gastos desnecessários futuramente.

Monitore a umidade e a temperatura

Ambientes úmidos ou expostos à altas temperaturas podem contribuir com os danos em seus equipamentos.

Desse modo, você deve evitar o uso de panos úmidos, que, em contato com os componentes eletrônicos, podem molhá-los, ou formar acúmulos, se misturados com a poeira e comprometer assim, o seu funcionamento.

Esteja atento também à temperatura, quando estacionar o carro em um ambiente muito quente, abra os vidros  e permita que o ar circule, antes de ligar seu som.

Pois, em alguns modelos, o equipamento está inserido em posição superior no painel, o que o deixa mais exposto ao calor.

Use equipamentos adequados

É comum ver situações em que o dono do projeto destina um alto recurso a alguns elementos e economize em outros, por não terem grande evidência estética na estrutura.

No entanto, isso pode custar tanto a boa performance quanto a durabilidade de seus equipamentos.

Equipamentos como: fontes carregadoras, voltímetros, filtros, constituem parte importante de seu sistema. 

O uso da fonte, por exemplo, vai garantir que sua bateria se mantenha carregada, durante a apresentação ou competição. É ela que vai dar energia para o seu sistema.

Algumas cumprem mais que a função de carregar, elas entregam uma leitura minuciosa da vida útil de sua bateria, assim, você saberá por quanto tempo o seu paredão ainda pode continuar tocando, antes de uma nova carga.

É o caso da Fonte Storm da JFA, ela conta também com a Função Storm que eleva, por curto tempo, a tensão de saída para 15V, dando a máxima performance ao amplificador.

Conclusão

Pode até parecer apenas um velho ditado popular, mas não se pode negar que: ‘prevenir é melhor que remediar’ não é mesmo?

Por isso, se você quer evitar gastos desnecessários com ações corretivas, seja preventivo e cuide de seus equipamentos de forma adequada.

Sem contar que quanto mais cuidadoso com o seu sistema você é, mais tempo ele irá durar, em alto desempenho.

Procure já um instalador de confiança e comece a tirar o seu projeto do papel de forma bem orientada.

Aqui, apresentamos o mix de produtos da JFA, que conta com fontes, processadores, voltímetros, controles e muito mais.

Os nossos atendentes estão à sua disposição.

Compartilhe:
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário enviado.
Seja o primeiro!

Fontes