Sabia que manter o som tocando durante o racha é um desafio para boa parte dos competidores.
Ainda que involuntariamente, muitas escolhas feitas nesse momento são equivocadas e podem comprometer todo um investimento, causando assim, perda de dinheiro e frustração pelos resultados não obtidos.
De antemão, explicamos que não há uma única forma de evitar transtornos, mas sim, um conjunto de ações que simultaneamente, vão ajudá-lo nesse processo.
Pensando nisso, reunimos uma série de dicas, para que manter o som tocando durante o racha seja uma ação mais simples do que se pode imaginar.
Veja como!
CONFIRA AS 5 FORMAS DE MANTER O SOM TOCANDO DURANTE O RACHA
Montar um sistema que suporte a alta performance de seu som é um grande desafio, não é mesmo?
Principalmente, quando tentamos fazer isso sem a ajuda ou consultoria de um profissional. Neste caso, as chances de ter problemas são grandes.
E para amenizar potenciais danos, você deve ficar atento a alguns detalhes. Veja, na sequência quais são eles:
1- AJUSTE O LIMITER
O limiter é, literalmente, a aplicação de um limite ao sinal de áudio especificado, que delimita a potência do som, ou seja, travar o volume do som.
Incorporado a um processador, este elemento ajuda o sistema a obter uma melhor linearidade e desempenho, além de uma acústica mais agradável.
Lembrando que esta é apenas uma estratégia, que que surte efeito quando combinada a outras que veremos na sequência.
2- USO ESTRATÉGICO DE SOM
Muitos donos de som automotivo acionam a mais alta performance de seu paredão, logo no início do evento e no momento de ir para o racha, o potencial de seu som já diminuiu.
Isso porque, ainda que tenha ajustado adequadamente o limiter, haverá um superaquecimento da bobina e consequentemente, você irá comprimir mais potência.
Desse modo, a bateria não estará no grau máximo, perderá potência durante a entrega de seu sistema elétrico.
Portanto, se a competição for fazer medição SPL no RTA, é prudente aguardar o momento certo para usar o seu som no mais alto nível.
Por outro lado, ligar o som em baixo volume, não irá comprometer a performance.
3- MÚSICAS SEM DISTORÇÃO
Escolha músicas que não tenham distorção evitando assim, a queima de transdutores, como:
- Driver;
- Tweeter;
- Grave.
E outros elementos que compõem seu sistema.
Com um teste simples você consegue detectar eventuais distorções na canção, basta comprar um fone de boa qualidade e identificar então, se aquele áudio emite estalos ou distorções.
4- ALIMENTAÇÃO DE SOBRA
Um outro ponto que ajuda manter o som tocando durante o racha é obter alimentação de sobra.
Essa é uma das mais importantes ações preventivas, pois assim, a sua bateria não irá se descarregar e consequentemente, você não se frustrará na hora decisiva.
Além disso, a alimentação abastada ajuda a conservar o sistema na tensão operacional dos módulos, assim, você terá menos distorções.
Veja também: como medir o CCA com a função Storm
5- GANHO E FREQUÊNCIA ESPECÍFICA
Dar ganhos específicos no SLA ou no mid, por exemplo, pode comprometer o seu sistema, pois ao fazer determinados ajustes, será exigido uma aumento no fornecimento de energia, em uma estreita faixa de frequência.
Consequentemente, vai haver o superaquecimento da bobina e a queima dos transdutores.
Ao invés disso, tire um pouco do grave, assim o seu sistema vai precisar se esforçar menos na via onde demanda mais energia.
CONCLUSÃO
Viu como as ações em série são capazes de manter o som tocando durante o racha?
Esperamos que esse material tenha contribuído para o seu entendimento quanto ao uso correto de seu sistema.
Vale que ressaltar que outros dois pontos são fundamentais para que seu som seja preparado para as competições antes mesmo de o projeto sair do papel:
Contar com a ajuda de profissionais qualificados que possam norteá-lo e escolher produtos que garantam qualidade e suporte no fornecimento.
Assim, você evita contratempos e frustrações desnecessárias. Na JFA Eletrônicos você encontra um mix de produtos que atende desde a sua caixa bob até o seu paredão.
Referência: Blog Infinity Som
ASSUNTOS RELACIONADOS
ALIMENTAÇÃO, FONTES AUTOMOTIVAS, LIMITER, RACHA DE SOM, SOM AUTOMOTIVO
Nenhum comentário enviado.
Seja o primeiro!